-
Arquitetos: Guess Line Architects
- Área: 9140 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andrii Honcharenko, Bogdan Tsap, Roman Balyk, Andrii Lesiuk
-
Fabricantes: Licht Forum, Linea Light Group, SSAB
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este espaço minimalista transmite o espírito de modernidade e perpetua a memória dos Heróis da Centena Celestial que sacrificaram suas vidas durante a Revolução da Dignidade, na Ucrânia em 2014. Na competição, a tarefa era escolher um local negligenciado no centro - na histórica Lviv, que faz parte da zona patrimonial da UNESCO. Este é um terreno complexo com grandes variações de nível (mais de 10 metros). Após a análise do relevo, procuramos inscrever o espaço no ambiente historicamente formado, dividindo-o em diferentes níveis.
O espaço memorial consiste na praça principal com uma estela e caminhos com acesso a decks de observação. Na estela há retratos dos Heróis, e a própria forma lembra uma barricada, um escudo, uma espécie de “ponto de ruptura na história do país” e o espírito indomável do povo.
Os mirantes oferecem vistas panorâmicas da cidade e estas zonas, juntamente com a praça principal, criam um espaço público de memória com a possibilidade de abrigar exposições abertas. Dessa forma, o complexo memorial tornou-se um ponto de encontro para centenas de visitantes. É a revitalização de um espaço abandonado criando um local aberto que transmite uma sensação de paz, inviolabilidade e liberdade.
As seguintes tarefas foram resolvidas no projeto: memorialização dos heróis combatidos, preservação da memória de eventos históricos, criação de um espaço público moderno com possibilidade de realização de exposições nas praças, reconstrução parcial do relevo histórico em terraços, criação de novos mirantes para a cidade (podem ser contemplados cerca de 13 complexos religiosos).
Nossa principal tarefa e ideia era repensar a visão da memória em forma de monumento - transformá-la em um espaço público, afastar-se dos estereótipos e criar um espaço que carregasse discretamente história. O principal critério das famílias dos Heróis era substituir os nomes nas estelas por seus retratos; resolvemos esse problema e criamos retratos em um estilo gráfico, sob cada um deles os nomes e uma frase.
Os moradores estavam mais preocupados com a preservação do ambiente histórico, suas plantas perenes existentes e pontos de vista. Em nosso projeto, tentamos implantar o volume de forma a preservar o máximo de árvores, apenas as plantas doentes e auto semeadas foram cortadas. Estruturas foram projetadas acima da colina, onde é possível sentir a paz sobre a cidade agitada, complementando os pontos panorâmicos.
A área total do terreno é de 0,9140 hectares. A estela memorial é baseada em uma parede de concreto; sua estrutura metálica é composta por 210 peças de diferentes tamanhos e é forrada com chapas de aço corten. A aparência visual da estela lembra fuligem e barricadas em chamas, que se tornaram símbolos da Revolução da Dignidade. Na estela, há retratos feitos em aço inoxidável com gravação a laser. A praça em frente à estela, que ocupa 550 m2, é feita de concreto, placas de granito e complementada com vegetação.
Passarelas são feitas de concreto com alta resistência. Cereais são plantados em todo o complexo, lembrando espigas de trigo, que é um símbolo do povo ucraniano. A iluminação do memorial também é um elemento importante. A linha de luz principal corre sob a estela. Juntamente com o aço corten, a luz cria uma sensação de fogo ardente, ela é perceptível desde longe e parece cortar o morro, criando uma cicatriz que permaneceu em nossa história.